gisele-01Fabrica_02
A LinBrasil se dedica exclusivamente à obra de Sergio Rodrigues e tem em seu portfólio 56 móveis, entre os quais os mais icônicos criados pelo mestre ao longo de sua trajetória de 60 anos de atuação no design de móveis. A empresa foi criada pela empreendedora Gisèle Pereira Schwartsburd. Vinda de uma família de moveleiros, Gisèle cursou Desenho Industrial na Universidade Federal do Paraná mas decidiu se dedicar à dança e ao teatro. Em 1999, ao visitar uma exposição num shopping no Rio de Janeiro, repensou sua trajetória.

“Há muito tempo eu não via ao vivo as poltronas de Sergio Rodrigues. Me reencantei com a sua brasilidade, a cultura brasileira inserida em um móvel de desenho moderno, a madeira maciça, os encaixes, as linhas curvas e sensuais. No entanto não havia nenhum lugar em que eu pudesse comprar suas criações. O mercado estava dominado naquele momento pelo design globalizado, e a genialidade do mestre estava inacessível”, relata Gisèle.

Ela decidiu então se voltar para a edição seriada dos móveis de Sergio Rodrigues, que se concretizou em 2001. Gisèle inovou no cenário brasileiro ao se tornar uma editora, e não uma fabricante nem comerciante, por acreditar que dessa forma poderia aprofundar sua atuação.

A produção é feita por meio de parcerias com indústrias selecionadas. Muita atenção é dada à qualidade de fabricação, que segue os moldes e modelos originais e passou a incorporar o emprego de máquinas CNC de última geração, aliado ao acabamento manual. A espécie de madeira utilizada nas peças destinadas ao mercado sul-americano é o tauari (Couratari oblongifolia), que tem o seu uso na indústria moveleira incentivado pelos órgãos brasileiros de proteção do meio ambiente. Nos móveis destinados ao Hemisfério Norte, a escolha recaiu sobre a faia (Fagus sylvatica), pois ela se comporta de forma mais estável frente às variações climáticas dos países do Norte, por ser daí originária.

A comercialização é feita nas mais importantes vitrines do Brasil, dirigidas por lojistas escolhidos em função de seu comprometimento com o bom design e da sua penetração junto aos designers de interiores, e em alguns endereços selecionados dos Estados Unidos e Europa.

Móveis produzidos pela LinBrasil estão em importantes projetos de interiores. A empresa forneceu peças, por exemplo, para o Palácio do Planalto, Hotel Fasano (unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Punta del Este e Fasano Boa Vista), lojas da Osklen no Brasil e no exterior, loja Louis Vuitton em Brasília, restaurantes Gero em São Paulo e no Rio e Hotel Americano em Nova York.

Ao criar a LinBrasil, Gisèle Pereira Schwartsburd se colocou como missão a difusão do trabalho do mestre, não só oferecendo a sua obra ao mercado consumidor, mas também colaborando para proporcionar ao criador o reconhecimento público ainda em vida. Sua atuação contribuiu para a disseminação da percepção de que o móvel de Sergio Rodrigues é um clássico do design, independente de modas ou modismos.